quinta-feira, 17 de maio de 2018

LIQUIDAMBAR - Todas as espécies


As sementes de Liquidambar têm uma dormência moderada dentro delas, que requer um certo grau de paciência para superar. Para permitir que a dormência seja quebrado por favor use as informações a seguir como uma guia.

Primeiro prepare um substrato de drenagem livre (areia, perlite, ou vermiculita).  O substrato escolhido precisa estar úmido (mas não molhado), se você pode espremer a água dele com a mão, ele está muito molhado e suas sementes podem se afogar e morrer.

Misture as sementes no substrato, certificando-se de que há volume suficiente de material para manter as sementes separadas. Coloque a mistura de sementes em um saco plástico transparente (sacos para freezer, especialmente sacos com fecho são muito úteis para isso - desde que haja uma pequena folga na vedação para troca de ar). Se não for um saco tipo zip-lock, ele precisa ser amarrado
frouxamente . Em seguida, escreva a data na bolsa para que você saiba quando o pré-tratamento foi iniciado.

As sementes requerem um período frio para quebrar a dormência que é naturalmente encontrada dentro delas, isto é facilmente conseguido colocando o saco preparado de sementes e misturas de composto na geladeira (4 Celsius) por entre 4 e 12 semanas. É difícil ser mais específico porque diferentes lotes de sementes têm níveis de dormência bastante diferentes. É bem possível que as sementes germinem no saco a estas temperaturas quando estão prontas para o fazer, se o fizerem, basta retirá-las do saco e plantá-las cuidadosamente.

Quando cerca de 10% das sementes estejam mostrando sinais de germinação, todo o lote de sementes está pronto para ser semeado. Pequenas quantidades de sementes podem ser semeadas em vasos ou em bandejas de sementes e transplantadas conforme necessário, quando as mudas sejam grandes o suficiente para serem manuseadas. 

Não expor sementes recém-semeadas a altas temperaturas (acima de 25 graus Celsius), caso contrário, uma dormência secundária pode ser induzida e as sementes não germinarão até que tenham sido pré-tratadas novamente. Sementes germinadas podem ser plantadas em vasos ou bandejas em um composto de boa qualidade. Mantenha as mudas bem regadas e livres de ervas daninhas. O crescimento no primeiro ano é geralmente entre 15 e 40cm e geralmente sem problemas. Deixe-os crescer por 2 ou 3 anos antes de plantá-los em uma posição permanente.


Deve ser cultivado em vaso nos primeiros 2 anos. Ao efetuar o transplante das mudas para o local definitivo, abrir covas amplas e regar regularmente até a árvore se estabelecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário