sábado, 2 de setembro de 2017

Canonigos - Baval - Alface da Terra - Valerianella locusta

Clima

Cresce melhor em clima ameno ou frio, sendo portanto deve ser cultivada no outono e inverno em regiões de clima subtropical e tropical, e do fim do verão ao fim do outono em regiões de clima temperado, embora possa precisar de alguma proteção em regiões de inverno rigoroso. Com temperaturas acima de 18 graus as sementes perdem poder germinativo ou não germinam.

Luminosidade

Cultive preferencialmente com iluminação solar direta. Se for tentado o cultivo durante a primavera e o verão, ou se o plantio for realizado em regiões de clima mais quente, pode ser melhor fazer o plantio em local mais fresco, úmido e com sombra parcial para evitar que a planta floresça precocemente. No caso, se deve cortar a floração no inicio, para continuar o desenvolvimento das folhas.

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que fique encharcado.

Plantio

Como as sementes podem demorar para germinar, é conveniente deixá-las na água por um dia antes de realizar a semeadura, para apressar a germinação. As sementes de canonigos podem ser semeadas no local definitivo da horta, a uma profundidade de 0,5 a 1 cm.
O espaçamento recomendado entre as linhas de plantio pode ser de 30 cm, com um espaçamento entre as plantas de 30 cm. Pode também ser cultivada em vasos e jardineiras que tenham um mínimo de 10 cm de altura.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

Colheita

A colheita pode ser feita em 40 a 60 dias. As plantas com 10 a 15 cm de altura podem ser cortadas de 3 a 5 cm acima do solo, o que permite que rebrotem, possibilitando uma segunda colheita, ou as folhas podem ser cortadas individualmente quando necessário.

FONTE: http://hortaeflores.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário