domingo, 25 de junho de 2017

CRANBERRY HIBISCO - Hibiscus acetosella



O Hibiscus acetosella é um arbusto anual ou bianual da Família das Malváceas que pode atingir cerca de 2 a 3 metros de altura. Pertence ao gênero Hibiscus, que compreende cerca 200 espécies de plantas. De origem africana, é conhecida popularmente como hibisco roxo, quiabo-roxo, quiabo-azedo, quiabo-de-angola, etc.


As diferentes partes da planta têm várias utilidades. As folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos. Quando ainda estão bem jovens e tenras, as folhas podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas podem ser refogadas ou se tornar um ótimo ingrediente para o preparo de cozidos, sopas, feijão e arroz.

  GERMINAÇÃO E CULTIVO


As sementes devem ser escarificadas antes do plantio. Isto significa, pegue cada uma individualmente e as esfregue sobre uma lixa ou um arenito até a parte interna branco apenas comece a aparecer, como um ponto branco. Por esse buraquinho a água entrara na semente para facilitar a germinação.


Depois coloque as sementes em água (melhor ainda GA3, Ácido Giberellico) durante 48  horas.

Plantar em bandejas ou embalagens ou no lugar definitivo, apenas cobrindo as sementes, e regue todos os dias ate a brotação.

Após a emergência aguardar que a planta tenha pelo menos 10 cm para realizar o transplante para o lugar definitivo. Regar no plantio e todos os dias pelos próximos 10 dias. Depois disso, o único trato é o controle das ervas invasoras.

Local ensolarado, solo fértil, levemente úmido e de pH mais neutro.

Por se tratar uma planta adaptada ao clima quente, se desenvolve bem em temperaturas superiores a 21ºC, ou seja nas áreas de clima mais frio, deve ser plantado após o perigo da ultima geadas, ou iniciado seu cultivo em estufa. O solo ideal para o cultivo deve ser bem drenado, profundo e com alto teor de matéria orgânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário