terça-feira, 23 de maio de 2017

FREIXO - Fraxinus sp (todas as espécies)

Habitat e ecologia: margens de cursos  de água e bosques em solos mesotróficos; muito frequente a marginar pastagens permanentes seminaturais (lameiros). Condições óptimas até aos 1600. É indiferente ao pH, necessitando de um solo fresco e com um certo grau de humidade. Espécie de sol, que precisa de humidade ambiental abundante. Muito resistente ao frio e ventos e tolera poluição atmosférica. Contudo é afetada pelo ar costeiro.

Modos de propagação:  Na natureza a germinação geralmente a germinação ocorre na primavera, pelo que as sementes necessitam de um período de estratificação a frio para simular este fato.

COLOQUE AS SEMENTES GELADEIRA POR 2-3 MESES ANTES DE SEMEAR. Depois semeei normalmente, apenas cobrindo as sementes, e mantendo o solo úmido mas não encharcado. Faça a germinação num lugar com muita luz, mas sem luz do sol direta.

SOLOS
Estas árvores podem tolerar quase todo tipo de solos, mas preferem solos úmidos e cultivo a sol pleno.

IRRIGAÇÃO
Abundante
.
Quando as plantas tiverem o tamanho suficiente, pode mudá-las para vasos e protegê-las durante o primeiro inverno se sua área tem geadas. Na primavera, plante-as nos locais definitivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário