quarta-feira, 17 de maio de 2017

ALHO PORÓ - ALHO-PORRO - ALHO-PORRÓ - Allium porrum








No primeiro ano, produz apenas folhas, já no segundo ano começam a surgir flores de diferentes cores. São plantas muito resistentes e rústicas, cuja parte comestível, é o talo cilíndrico.  
 
O Alho Poró é uma planta bienal apesar de, geralmente, cultivada como uma planta anual. Cresce melhor em clima ameno, com temperaturas variando entre 13°C e 24°C. Tendo-se o cuidado de manter o solo sempre únido, o alho poró se permite plantar em regiões de clima mais quente, onde se recomenda seu cultivo no outono-inverno. 

CULTIVO

1. O plantio de alho-poró pode ser feito em sementeiras (copinhos ou bandejas) ou já em seu local definitivo, enterrando as sementes aproximadamente  1/2 a 1 cm de profundidade e com 10 cm de distância entre elas.

2. Transplante ao lugar definitivo com 10 a 20 cm de altura.

3. O plantio em regiões quentes é indicado nos meses de março a julio. Em locais frios, pode ser cultivado em todas as épocas do ano.

4. Quando plantadas em mudas, estas devem ficar quase totalmente enterradas no solo, apresentando somente a folhagem visível.

5. É uma planta que gosta e que necessita de luz solar direta por, pelo menos, por algumas horas diariamente.

6. Deve-se respeitar um espaçamento de 30 a 50 cm entre as linhas e de 15 a 20 cm entre as plantas.

7. Faça uma análise prévia do solo e prepare-o de forma que apresente boa drenagem, além de apresentar características ideias de fertilidade, matéria orgânica e pH entre 6 a 6,8.

8. Evite encharcamentos ao irrigar. Apenas mantenha o solo sempre úmido.

9. Faça a limpeza do local, quando e se necessário for, retirando as plantas invasoras.

10. Se optar por plantar o alho-poró ou alho-porro em vasos, escolha aqueles com 25 cm de profundidade no mínimo.

11. De 120 e 150 dias após o plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo, pode-se realizar a colheita do alho. Escolha as plantas que apresentarem pseudocaules com 2,5 a 4 cm de diâmetro e arranque-as por inteiro.


Fonte: hortas.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário