sábado, 18 de março de 2017

MORINGA - Moringa oleifera


   A Moringa Oleífera (Moringaceae), uma hortaliça arbórea que chega até 8 metros de altura, planta cultivada inicialmente na Índia é considerada por botânicos e biólogos, um milagre danatureza. A planta que possui uma variedade imensa de aplicações, chamada por muitos de planta multiuso, é também, uma esperança para o combate da fome no mundo devido a sua
composição rica em vitaminas e sais minerais.
   Em se tratando de paisagismo comestível, uma árvore de Moringa é difícil de superar. Esta árvore versátil pode ser cultivada durante o ano todo em qualquer clima tropical, como o do Brasil.

   De crescimento rápido, nutritiva, e agradável de se admirar, a Moringa está ganhando popularidade diariamente. O que poderia ser mais fácil do que caminhar em seu quintal, e colher verduras saudáveis para servir em sua mesa?

   Decida onde você gostaria de cultivar a sua árvore de Moringa. Lembre-se de que as árvores de Moringa podem ultrapassar os 6 metros de altura, no primeiro ano. O crescimento médio é de cerca de 4,5 metros, entretanto, em condições ótimas, elas podem crescer muito mais. Porque os galhos irão crescer, em média, um metro no primeiro ano, você precisar analisar se você quer plantar sua árvore de Moringa perto de estruturas pré-existentes. Moringas precisam de bastante luz solar, calor e água, para vingar - então pense sobre onde sua árvore irá obter a melhor exposição ao sol.

   Obtenha a melhor terra orgânica que você conseguir encontrar. Moringas não gostam de terra pesada, solo argiloso ou vermiculita. Elas irão crescer em solo pobre, solo arenoso, e solo empobrecido, mas elas não gostam de suas raízes ficando molhadas. Tenha isso em mente, e se necessário, compre areia para misturar à terra, ou use qualquer tipo de solo que estiver disponível em sua região, e acrescente bagaço de coco, turfa, perlita, ou areia para soltá-lo. Isto dará às raízes de Moringa espaço para ir mais fundo, e escoar bem. A Moringa tem uma raiz principal, o que significa uma única raiz que vai diretamente para baixo como uma cenoura. Ela tem pequenas raízes de alimentação mas não apresenta ramificação de raízes. Plante sua árvore onde a raiz principal tenha bastante espaço para ir para baixo. Se for plantar em um recipiente, encontre o mais fundo que você puder.

   A Moringa pode ser cultivada como uma árvore solitária, em filas, ou como uma cerca viva. Se você quiser cultivá-la como uma cerca viva, plante as sementes no solo a uma distância de 30 cm uma da outra. Arranque uma a cada duas novas folhas que crescerem, para forçar a árvore a crescer como um arbusto, e uma vez que elas tiverem aproximadamente 60 cm de altura, corte os galhos ao meio no sentido do comprimento, e arranque o novo broto que irá brotar no topo da árvore de Moringa.

   Se você vai cultivar suas árvores de Moringa em filas, plante as sementes cerca de 90 cm umas das outras, em filas que estejam distantes pelo menos 1,8 m, para tornar mais fácil a remoção de ervas daninhas e caminhar entre as filas.
       
   Se você vai cultivar sua Moringa como uma árvore solitária, apenas lembre-se de dá-la bastante espaço, para que seus galhos possam se espalhar. Periodicamente, pode o topo da árvore, para estimular novo crescimento, e pode os galhos pela metade. Isso irá garantir que sua Moringa vingue, e te dê muitas belas flores, folhas comestíveis, e vagens - por anos a fio.

   Faça um buraco no solo de cerca de 2 a 2,5 cm de profundidade, plante as sementes de Moringa, cubra com terra, e soque a terra no lugar. Anote a data que você plantou sua semente ou sementes, para que você possa monitorar seu crescimento. Depois de ter coberto as sementes, regue a terra cuidadosamente. Sejam elas plantadas em recipientes, ou diretamente no solo, elas vão precisar de uma cuidadosa irrigação diária, até que você veja o broto emergir do solo. Uma vez que eles surgiram, você pode regar a cada dois dias, até que elas atinjam cerca de 45 cm de altura. Então, uma vez por semana será suficiente.

   Algumas pessoas encharcam as sementes de água até que elas brotem, e só então as plantam. Esse método também funciona, mas sementes de Moringa são muito resistentes, e não necessitam desse passo adicional.

   Dicas

   Os botões e as flores podem ser levemente cozidos e consumidos, como um nutritivo vegetal.
    Mantenha a tesoura de poda sempre à mão, pois quanto mais você podá-las, mais rápido elas irão crescer.
    As folhas, vagens, botões, flores e sementes podem todos ser consumidos. Os botões e as flores devem ser cozinhados, as sementes podem ser comidas cruas ou cozidas, e as folhas podem ser consumidas. Existem muitos websites que irão dar sugestões de como incorporar as folhas a sua dieta. Elas podem ser consumidas cruas, colhidas diretamente da árvore e consumidas no local, ou podem ser adicionadas a saladas ou patês. Muitas pessoas em países ao redor do mundo as consomem com frango, peixe, carne de porco, carne de vaca, cordeiro ou outra carne, ou elas podem ser levemente salgadas, e consumidas como um acompanhamento. As folhas da Moringa podem efetivamente ser adicionadas a sopas, guisados, arroz, grãos ou assados. Quando adicionadas a um prato principal, é mais benéfico adicionar as folhas ao final do tempo de cozimento, para preservar tantos nutrientes quanto possível.
   Mantenha sua árvore de Moringa com uma altura de 2,5 a 3,5 metros, no máximo, se você deseja ser capaz de alcançá-la para colheira. Se você não fizer isso, você acabará com uma árvore muito alta e estreita, com galhos bem no topo; inacessível e pouco atraente.
    Porque as árvores de Moringa crescem tão rapidamente, uma das maneiras mais fáceis de mantê-las a uma altura manejável é podar ao meio um em cada dois galhos do topo. Isso irá estimular a árvore de Moringa a ramificar-se, ao longo do tronco, e evitar que você tenha uma árvore de 9 metros de altura, com botões, flores, folhas e vagens que são difíceis de alcançar.
   A Moringa é resistente a seca, mas não é resistente ao frio. Elas morrem em regiões sujeitas a neve.

   Ao redor do mundo, algumas pessoas comem a raiz. Não coma a raiz. Ela tem gosto de rábano (raiz-forte), mas a casca da raiz contém uma neurotoxina potente. Em quantidades grandes o suficiente, ela pode ser fatal. Deixe as raízes de lado.

  Pode sua árvore de Moringa frequentemente, no topo. Isto irá estimular a árvore a produzir mais galhos, mais baixo ao longo do tronco. Você também pode cortar as folhas dos ramos pela metade, forçando novas folhas a crescer. Não jogue fora as podas. Deite-as na base das árvores, para obter a melhor cobertura contra ervas daninhas que se pode encontrar.

 Fonte:  wikihow






 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Você só esqueceu de escrever as contra indicações do consumo da Moringa e de nos informar se a Anvisa já liberou o consumo dessa suposta planta "milagrosa" e estrangeira no Brasil, pois ao que sabemos isso estava proibido.

    ResponderExcluir