sexta-feira, 31 de março de 2017

Ipê - Tabebuia sp.


GERMINAÇÃO

Deixe as sementes submersas em água sem cloro por 48 horas. Esse processo ajuda muito na germinação. Como as sementes são aladas e muito leves, e tem uma película semi impermeável cobrindo sua superfície, então fica difícil afundar e encharcar elas com água. Se recomenda embrulhar as sementes em papel toalha ou um filtro de café antes de deixarlas em molho.

Depois disso as sementes estarão prontas para ser semeadas em bandejas, embalagens ou copinhos descartáveis.

Use substrato para mudas, ou se não tem aceso a este, use terra de boa qualidade bem peneirada e livre de pragas.

Cobrir as sementes com 1/2 cm de terra. Molhar e manter úmido.

Em poucos dias as sementes começaram a germinar.

Quando as plantinhas tiverem cerca de 20 cm de altura já pode plantar no solo.


CULTIVO

PLANTIO – o ipê amarelo não deve ser plantado sob o sol diretamente, nem em áreas com geadas, apesar de tolerar temperaturas baixas. Recomenda-se associar seu cultivo com outras plantas, como jequitibá e cedro. Ambientes mais adequados para o plantio são locais baixos, com solos úmidos, profundos, boa drenagem e textura argilosa.

COVAS – as medidas dependem do tamanho da muda. O mínimo indicado é 20 x 20 x 20 centímetros, porém as covas podem ser abertas 40 x 40 x 40 centímetros no caso de plantas mais altas. Deixe espaçamento de 3 x 3 metros entre linhas. Em alamedas, ou à margem do caminho de entrada da propriedade rural, a distância deve ser aumentada para 5 x 5 metros.

REPRODUÇÃO – o processo de reprodução inicia-se quando a árvore atinge três anos de idade. Como é uma espécie hermafrodita, o ipê amarelo necessita de um agente polinizador para se reproduzir. O vento e a abelha mamangava são os principais responsáveis pela dispersão do pólen das flores.

USO – sem comprovação científica, o ipê da espécie Tabebuia alba é usado como remédio caseiro em algumas regiões do país, sobretudo no Nordeste. A entrecasca do caule serve para tratar gripes, resfriados e tem efeito diurético; a casca ajuda no combate à inflamações. Embora pouco difundido, até as flores podem ser consumidas cruas ou cozidas em saladas, caso a árvore não tenha sido tratada com agrotóxicos.

PODA – é necessário fazer podas no inverno. Faça de limpeza para evitar nós entre os galhos e o surgimento de brotos no tronco, cujo desenvolvimento concorre com o crescimento da planta. Aplicação de podas de condução é boa para manter a árvore com porte menor.
  
Fonte: globo rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário