terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

TAMARINDO - Tamarindus indica

 

Originário da África equatorial e da índia. Cultivado em regiões de clima quente ou temperado, está bem aclimatado no Brasil.

De todas as árvores leguminosas frutíferas dos Trópicos, nenhuma é tão distribuída, e apreciada como ornamental do que o tamarindeiro. A maioria de seus nomes coloquial é variações no termo inglês comum (tamarind). Em espanhol e português, é tamarindo; em francês, do tamarin, o mais tamarinier ou mais tamarindier; em holandês e alemão, Tamarinde; no italiano, tamarandizio e na Índia, é tamarind ou ambli, imli ou chinch. 
 

GERMINAÇÃO - PRÉ-TRATAMENTO DA SEMENTE
 

A casca da semente do tamarindo é muito dura, se recomenda lixar com cuidado e deixar a as semente na água por 24 horas antes de semear,
 

PLANTIO E GERMINAÇÃO

     As sementes do tamarindo devem ser semeadas em canteiros bem preparados, em distância de 2 – 3 cm uma da outra. A semente deve ser colocada em cova de 1 – 2 cm de profundidade, e coberta com composto bem arenoso, além de ser irrigada periodicamente. Se a semente for plantada a uma profundidade alta, a germinação pode não ocorrer.

            A germinação da semente viável pode ocorrer em 5 – 10 dias, mas as plântulas podem demorar até um mês para serem vistas acima do solo. O tamarindo tem o revestimento do tegumento duro, o que prejudica a germinação, atrasando-a.

 PLANTIO DAS MUDAS

     Uma vez que ocorre a emergência das sementes, essas devem permanecer no berçário e ser irrigadas regularmente até que esteja com pelo menos 30 – 40cm de altura. Após este ponto, as mudas podem ser transplantadas para o campo.

 ESTABELECIMENTO EM CAMPO

          O tamarindeiro se adapta melhor em áreas abertas e ensolaradas. Não deve ser plantado em solos pesados, os quais devem ser bem drenados, ou seja livre de inundação.
 

CLIMA

A planta pode ser cultivada em regiões tropicais úmidas ou áridas; a temperatura média anual deve estar em 20ºC, as chuvas anuais entre 600 e 1500mm.; a planta requer boa intensidade de luz e é sensível ao frio. Não tolera geadas, em áreas sujeitas a geadas se recomenda plantar em vasos grandes, para poder proteger no inverno,
 

SOLO

Devem ser profundos, bem drenados, pH entre 5,5 e 6,5, de preferência areno-argilosos. Evitar solos pedregosos e sujeitos a encharcamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário