sábado, 3 de setembro de 2016

UVA RED GLOBE e todas as variedades - Vitis vinifera

GERMINAÇÃO

1) Hidrate

Coloque as sementes em agua mineral por 24 horas
.

2) Estratifique as sementes. 
Muitas sementes requerem um período de frio, condições de umidade para iniciar o processo de germinação. Na natureza, isto é alcançado quando as sementes ficam no chão durante o inverno. Você pode simular estas condições através do processo de estratificação.

Coloque as sementes dentro de um filtro de café umedecido e coloque este num saco plástico hermético.

Refrigere as sementes. A temperatura ideal para estratificação é uma constante  de 1a 3 ºC, a geladeira é um bom lugar para este processo. Mantenha as sementes refrigeradas durante dois a três meses. Não deixe que elas congelem.

3)  Plante as sementes.
Passados os 2 ou 3 meses retire as sementes do frigorífico e planta-las em vasos preenchidos com bom solo.

Plante as sementes individualmente em pequenos vasos ou juntas em grandes vasos com pelo menos 4 cm de espaçamento entre cada semente. Enterre as sementes a 1/2 cm.
 
Para germinar, as sementes de uva precisam de temperaturas diurnas de pelo menos 20ºC e temperaturas nocturnas de pelos menos 15ºC. 

Manter o solo úmido mas não muito molhado. Pulverize a superfície com um spray de água quando ele começa a ficar a seco.
 
Verifique a presença de crescimento. Sementes de uva normalmente demorar entre 2 a 8 semanas para germinar.

3) Transplante
Quando as mudinhas tenham cerca de 8-10 cm, e pelo menos 5-6 folhas, transplante-las para vasos maiores ou o lugar definitivo no jardim ou horta.


4) Cultivo
Para prosperar, as vinhas tem necessidade de uma a quantidade certa de sol, drenagem adequada e uma forma de apoio.

Escolha o local certo. As plantas necessitam de 7-8 horas de pleno sol diariamente para melhores resultados.
 
Prepare o solo. As videiras exijam solos bem drenados. Se você tiver de argila ou outros solos mal drenados, aumentar a drenagem com composto, areia ou outras alterações do solo que aumentem a drenagem. 

Espaçamento entre as plantas de 2,5 m para permitir o crescimento.
 
 
5) Suporte
Apoie adequadamente a sua planta. As videiras precisam de 
um suporte adequado. No primeiro ano, quando as plantas são ainda pequenas, uma vara de bambu será suficiente para apoiá-los e mantê-los fora do solo. À medida que cresçam, você precisará treiná-los para subir numa treliça ou pergula. Amarre a ponta dos brotações para conduzir o crescimento.



6)  Tome cuidado correto de suas plantas, e prepare-se para esperar. 

As videiras podem levar até três anos para começar a produzir frutos. Durante esse tempo, o cuidado correto e a formação as plantas é essencial para o melhor rendimento dos frutos.
 
Ano 1: Ajude ao crescimento. Escolha os três brotos mais fortes na planta e  pode todos os outros. Assim esses três brotos crescerão mais fortes e mais vigorosos.

Ano 2: Adubar adequadamente. Remova as inflorescências à medida que surjam, ou seja não deixe a plantar produzir frutos ainda. Remova qualquer broto que cresça abaixo dos três principais que você selecionou no ano anterior. 

Ano 3: Continue a adubação e remoção das brotações baixas. Durante este ano, você pode permitir que alguns racemos de flores permaneçam e produzam uma pequena colheita de uvas.

Ano 4 e depois: Continue a adubação e poda. Este ano e posteriormente, você pode deixar todas as inflorescências frutos se desejar.

3 comentários: