segunda-feira, 18 de julho de 2016

Salsão de Cabeça Gigante - Aipo-rábano - Salsão De Raiz - Aipo-nabo - Aipo Gigante - Apium graveolans v. rapaceum


O salsão de raiz é uma hortaliça com sabor semelhante ao do salsão (aipo) normalmente encontrado no mercado nacional, porém apresenta formação de uma “cabeça” de sabor particular na região entre a raiz e as folhas, que é uma iguaria na culinária de alguns países europeus, sendo normalmente utilizado em cozidos, refogados e em sopas. Suas folhas e talos também são comestíveis, porém o tubérculo é a parte de maior valor comercial. A variedade Gigante de Praga é um material vigoroso, com boa sanidade e produtividade, com ciclo mínimo de 5 a 6 meses de cultivo.

O melhor clima para o cultivo do aipo

Originário da Europa, o aipo é uma hortaliça bastante cultivada nos países de clima temperado. É uma planta que não necessita de muita luz e suporta temperaturas entre os 5 e os 30 graus centígrados, sendo que a temperatura ideal para o seu cultivo é de 10 a 25 graus. Em climas quentes plante de preferência no outono.As geadas fortes conseguem derrubar e estragar uma plantação e, como tal, esta deve estar bem protegida. O aipo é uma planta com um ciclo cultural anual que pode ser cultivada durante as estações do Inverno e da Primavera e a sua colheita inicia-se 150 a 180 dias após a sua plantação. É de realçar que o amadurecimento dos aipos nos meses mais frios faz com que o seu sabor seja mais doce e aromático.

 A plantação do aipo

Plantar as sementes de aipo num tabuleiro: as sementes pequenas são melhor plantadas na superfície de um tabuleiro ou num pote, pois assim a sua cultura é mais fácil de pegar. Posteriormente, terá apenas que cobrir com um pouco de areia ou terra do seu jardim.
Manter as sementes úmidas: As sementes devem ficar úmidas durante um período médio de três semanas para que possam rebentar naturalmente e florescerem na sua plenitude.
Plante as sementes dos aipos: Ao plantar as sementes dos aipos deve cobri-las com raízes de plantas com terra e estrume ou palha. Este passo é essencial para manter a humidade e o crescimento constantes, principalmente nos dias mais quentes.

A preparação do solo

O aipo, necessita de uma terra rica em nutrientes e, como tal, o seu solo precisa de ter uma boa drenagem, um pH que se situe entre os de 5,8 e os 6,7 e uma umidade constante. Estes são os três requisitos principais que auxiliam no cultivo do aipo e no desenvolvimento perfeito do seu caule. De acordo com o local onde se situa o seu jardim, e com o que produz melhores resultados no cultivo do aipo, existe um método de plantação específico. É ele:

Prepare uma cova: abra uma vala com uma profundidade e largura de aproximadamente 45 centímetros. Encha-a pela metade com fertilizante, de preferência orgânico, para que a terra fique o mais fértil possível.
Enriqueça o solo: coloque um pouco de calcário ou gesso no solo, pois o cultivo do aipo necessita de cálcio, o que vai fazer com a terra fique mais rica em nutrientes.
Deixe o solo repousar: a terra necessita de descansar durante um período máximo de duas semanas e só depois deste tempo é que os aipos devem ser plantados.


O cultivo e o crescimento do aipo


Transplantar as sementes de aipo: as sementes de aipo devem ser mudadas para um local do seu jardim com um dedo de altura e devem estar separadas à distância de 30 centímetros. Esta distância permite que os aipos tenham espaço suficiente para crescer e ajuda a controlar o aparecimento das ervas daninhas.
Regar a terra constantemente: deve garantir que a rega da terra é constante e deve manter a cobertura para raízes de plantas feita com terra e estrume ou palha intacta. As sementes de aipo devem ser regadas preferencialmente na parte da manhã e diretamente no solo em vez de serem regadas nas folhas, pois assim diminui a possibilidade de aparecem fungos no solo.
Fertilizar as plantas: a cada duas a quatro semanas dê às plantas um alimento líquido de algas e até mesmo um pouco de fertilizantes de peixes ou mais composto. Esta ação permite dar às plantas uma maior acidez e suavidade e é um dos passos mais importantes a serem realizados antes da colheita.


Fonte O Meu Jardim



COMPRE SEMENTES CLICANDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário