terça-feira, 29 de setembro de 2009

PUMPKIN ON A STICK

Tratar as sementes com uma solucao clorada (Hidroesteril ou outra marca). Usar 3/4 gotas num copo de agua mineral ou fervida (fria), e deixar por 10 minutos.

Mexer na água suavemente com uma colher um espetinho de madeira, previamente desinfetados, para ter certeza que as sementes estão sendo impregnadas pela solução.

Depois destes 10 minutos lavar as sementes, colocando as em um coador, e por pelo menos 5 ou 6 vezes para lavar a solucao clorada.

Colocar as sementes num copo com agua mineral ou fervida durante a noite.

Plante as sementes em saquinhos o copinhos individuais assim não vão sofrer no momento to transplante ao solo ou vasos maiores. A germinação pode ocorrer dos 10 aos 45 dias ou ainda depois se as condições não são perfeitas.

Sempre utilize SUBSTRATO, não terra (o substrato se compra nas lojas de plantas). Substrato de floreiras e o melhor, mas qualquer outro serve. O substrato permite melhor areação das sementes, o que e fundamental na germinação.

Coloque as sementes acima do substrato, e tampe só com uns 2/3 milímetros de substrato.

REGO DIARIO. Não deixe secar o substrato.

NAO DEIXE AS MUDINHAS PEQUENAS NO SOL DIRETO, NEM PERMITA QUE O SUBSTRATO SEQUE. Também não exagere com a sombra, já que sem sol, as mudas são propensas a pegar pragas. Acostume elas ao sol aos poucos. Esta planta gosta de muito sol.

Use boa drenagem, não permita que as sementes fiquem alagadas.
Transplantar com cuidado, sem mexer nas raízes, quando as mudinhas tiverem uns 7/10 cms.

Adapta-se bem ao plantio em vasos, que devem ter no mínimo 14 litros.

Se plantadas em canteiros, devem obedecer a uma distância mínima de 45 cm entre as plantas.

Aconselho fazer uma adubação de reforço, em cobertura, na fase de frutificação, para dar suporte a carga de frutos.

Continue fertilizando as plantas de acordo com as recomendações dos fabricantes dos fertilizantes, mas evite adubos muito ricos em nitrogênio, eles tendem a estimular o crescimento em detrimento à resistência das plantas.

Nos cultivos comerciais e orgânicos, é importante efetuar pulverizações preventivas contra doenças. A calda bordalesa pode ser utilizada em ambos os tipos de cultivo e previne doenças fúngicas.

Fique de olho nas pragas e remova manualmente todas que você enxergar, para evitar as grandes infestações.

Boa Sorte!

SolInt

Nenhum comentário:

Postar um comentário